Ninfoplastia

Ninfoplastia ou Plástica dos Lábios da Vulva

 

          A ninfoplastia é uma cirurgia plástica que tem por objetivo diminuir os pequenos lábios vaginais, estruturas que protegem a entrada da vagina. Além disso, os pequenos lábios também tem a função de proteger a vagina.

Outros nomes para o procedimento

            Cirurgia íntima feminina, ninfoplastia, cirurgia de redução dos pequenos lábios da vagina, plástica dos pequenos lábios.

Indicações da cirurgia íntima feminina

            Na maioria dos casos, a estética e o incômodo psicológico durante a exposição ao parceiro e a relação sexual é a motivação para a cirurgia. Em casos mais raros, a dificuldade em higienizar a região acaba provocando acúmulo de secreções e urina levando a infecções constantes, como a candidíase, o que também leva as mulheres a optar pela cirurgia plástica. Segundo o cirurgião plástico Henrique Arantes, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a cirurgia também é indicada para casos em que o tamanho exagerado dos pequenos lábios pode causar dor durante a relação sexual. O incômodo acontece pois estas estruturas acabam dobrando-se para dentro da vagina durante a penetração. Henrique Arantes explica que podem surgir até mesmo pequenas lesões devido a esse atrito.

Por que fazer uma Ninfoplastia?

            O tamanho e a forma dos lábios vulvares são tão individuais quanto a cor dos olhos, e a definição do que é “normal” é amplo e profundo. No entanto, quando os pequenos lábios são especialmente alongados, o excesso de pele pode causar desconforto ou atrapalhar o dia-a-dia. O tecido labial que se projeta pode ser desconfortável ao sentar em um banco de bicicleta.

          E também, existem mulheres que decidem fazer a plástica dos pequenos lábios apenas por razões estéticas, raramente são influenciadas por algum padrão de beleza. Algumas consideram seus lábios internos anormalmente grandes e podem sentir-se constrangidas com a aparência de sua genitália, causando-lhes sofrimento emocional ou psicológico durante o sexo ou quando vestem um biquíni. Além disso, em alguns casos os lábios podem ser visíveis ao usar calças justas.

             Agende uma consulta e esclareça suas dúvidas.